Acesse aqui:

sábado, 21 de janeiro de 2012

Projetos de Lei SOPA e PIPA

Lamar Smith é o autor do Stop Online Piracy Act (SOPA) e Patrick Leahy do Protect Ip Act (PIPA), o PIPA basicamente resume-se a combater sites relacionados a pirataria, principalmente sites que sejam hospedados fora dos EUA; já o PIPA quer autorizar grandes empresas de munidos de ordens judiciais de praticamente acabar com sites que segundo ele esteja facilitando ou publicando na internet artigos, arquivos ou o quer que seja, que estejam protegidos por direitos autorais. 
Agora vejam só, o PIPA quer combater sites relacionados a pirataria e principalmente aqueles que sejam de fora dos EUA, mas aí é que tá, cada país tem sua própria legislação sobre combate a pirataria e sobre crimes cometidos na internet, então como que eles iriam agir? Simplesmente iriam desrespeitar a soberania de cada nação? Ou iriam fazer igual na morte de Osama Bin Laden, onde agiram em território paquistanês sem o conhecimento ou apoio do governo local?
Já o PIPA que está com o apoio de grandes empresas como Walt Disney, Universal, Wal-Mart, Toshiba e CBS, querem combater, prender e dá praticamente um fim em que quer que esteja envolvido com compartilhamento de arquivos protegidos por direitos autorais, mas também conta com opositores do peso do Google, Facebook, Twitter, Wikipedia, Yahoo e Mozilla, onde nesta semana houve protestos por parte do Google e do Wikipedia onde chegou a ficar fora do ar durante todo o dia 18.
O que acho é que se deve sim combater a pirataria, toda e qualquer sua forma, mas você querem proibir pessoas de compartilhar arquivos como músicas e filmes, aí é outra história! Eu mesmo praticamente todos os dias baixo filmes e músicas, tenho um grande acervo em casa e em meu computador, mas nem por isso tenho uma rede de distribuição de filmes piratas que abastece o mercado local; onde deve-se combater a pirataria e seu crescente mercado é na fonte, no caso grandes empresários que ganham muita grana com isso, não eu ou milhões de pessoas em todo o mundo que devido a dificuldade de cinemas em suas cidades, preços abusivos de CD's e DVD's, usam a internet para terem acessoa esses arquivos, colocam em discos e usam apenas em casa como forma de entretenimento e não pra fazer fortuna.
Como foi dito através de uma nota oficial do Megaupload o maior site hospedeiro de arquivos da net, minutos antes de ficar fora do ar devido a prisão de seu fundador Kim "Doctor" Schmitz, que eles estão dispostos a um diálogo com as grandes empresas que são a favor das leis acimas citadas. Como muitas pessoas pagam a o Megaupload e outros sites hospedeiros por planos, para baixarem arquivos, poderia muito bem as empresas entrarem em um acordo com esses sites e disponibilizarem esses arquivos para os sites, e dos sites para os usuários, claro que através de pagamentos feitos pelos sites.
A melhor forma que temos de protestar e pela internet e pressionar o Congresso Americano para a não aprovação das leis, e também do Presidente Barack Obama para que se aprovada ele não venha sanciona-lá, pois isso pode levar e já está levando a uma grande censura e logo na internet que é o meio de comunicação mais livre que temos hoje.
O site de hackers Anonymous invadiu o site do FBI, entre outros como forma de protesto, e nisso eles tem o meu total apoio; no Brasil Maurício de Sousa, retirou do ar todo o conteúdo da Turma da Mônica e colocou um artigo assinado por ele, como forma de protesto sobre a lei; vamos protestar e esperar que essa lei na entre em vigor.
Eu sou Berguinho e aqui fica a minha revolta!










(esq.)3 funcionários do Megaupload e seu fundador o último da direita sendo preso e (dir.) Lamar Smith autor do SOPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário