Acesse aqui:

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

02 DE FEVEREIRO DIA DE LUTO NA MÚSICA - MORTES DE S. VICIOUS E C. SCIENCE

Hoje é um dia de luto não só no rock n’ roll mas, na música como um todo, exatamente no mesmo dia (mas com diferença de anos claro) morreram dois ícones, dois nomes eternos na música e cultura pop John Simon Ritchie-Beverly também conhecido como Sid Vicious e Francisco de Assis França o nosso Chico Science, o primeiro baixista da banda punk inglesa Sex Pistols e o outro líder da também revolucionária Nação Zumbi de Pernambuco.
Sid Vicious tinha uma vida louca em uma Londres que estava explodindo no Punk, com a revolução do “Do it yourself” (faça você mesmo) onde a musicalidade pouco importava o que procuravam mesmo era a revolução através de letras ácidas contra todo o sistema e atitudes nunca vistas antes. Era uma vida regada a álcool e drogas chegando muitas vezes a não poder tocar e nem gravar devido a seu estado, vivia em uma loucura intensa e por essas e outras a banda não durou muito e ele se mudou pra Nova Iorque. Sempre foi um “meninão” não levava as coisas a sério e depois da saída da banda ainda tentou carreira solo e fez uma famosa versão da música My Way de Paul Anka mas as coisas são foram tão bem. Vivia com sua namorada Nancy, os dois brigavam muito, e viviam trancados em seu quarto em um hotel se drogando e em outubro de 1978 ela foi encontrada morta com uma facada, o crime aponta pra várias versões onde nem Sid mesmo sabia o que houve de tão drogado que estava ele foi preso e depois com o pagamento da fiança liberado, rendeu um filme "Sid & Nancy - O Amor Mata de 1986". 
Cara de menino mal. Será ou só zueira?
E em fevereiro de 1979 foi encontrado morto na casa de sua mãe vítima de uma overdose de heroína aos 21 anos apenas. Uma perda grande pra música, ele não podia ser dos melhores músicos mas tinha atitude e era um punk ele lutava por revolução e apesar de toda sua loucura até hoje é reverenciado por punk’s e amantes da música.
Já Chico Science meus amigos esse foi um dos grandes nomes da música nacional, um dos grandes compositores ele esteve de frente da última grande revolução musical brasileira que foi o Mangue Beat ritmo surgido nos anos 90 em Recife que misturava Maracatu, Rock, Punk, Hip-Hop, Funk e música eletrônica e suas letras eram direcionadas as desigualdades sociais, a cotidiano de vida, questões ecológicas, abandono dos mangues, violência e etc. A Revista Rolling Stone o colocou em 16º lugar numa lista dos 100 maiores artistas brasileiros e seus dois discos gravados com a Nação Zumbi, “Da Lama ao Caos” de 1994 ficou em 13º e “Afrociberdelia” de 1996 em 18º lugar numa lista de 100 melhores discos nacionais da mesma revista. A banda com ele a frente e todo o movimento tiveram grande repercussão nacional e internacional mas, Chico nunca esqueceu suas raízes onde brigava constantemente pela valorização da região, sua cultura, sua gente, era acima de tudo um defensor das raízes culturais não só de Pernambuco mas de todo o Nordeste. Seus admiradores iam de Gilberto Gil a Max Cavalera (Sepultura) e sua influência até hoje vive e é muito forte na região. Nação Zumbi não foi mais a mesma mas continua firme e forte na ativa sempre o lembrando, a própria filha dele participou junto com o filho do atual vocalista Jorge Du Peixe do clipe “Um Sonho” eles estão juntos de verdade mesmo e essa música é do último álbum lançado em 2014 “Nação Zumbi’ e eu falei dele na época e você pode conferir a crítica clicando aqui

Chico  e NZ num cenário melhor impossível.
Infelizmente em 1997 indo de Recife a Olinda sofreu um acidente depois de seu carro ter sido “trancado” e por falhas no cinto de segurança não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital, sua família foi indenizada pela montadora em R$ 10 milhões mas, não há dinheiro que pague uma perda dessas. Duas perdas, duas época distintas, dois músicos diferentes de lugares diferentes que lutavam e viviam pela música e revolução, usavam a música pra mudar, e viviam intensamente cada um valorizando seu estilo do seu jeito (vai o Sid era muito doido, rsrsrss), em tempos de música ruim não só no Brasil mas no mundo, você pode escutar a desses dois que é coisa boa e marcante, diferente e sensacional não modinhas que passam de verão em verão!




EU SOU BERGUINHO E AQUI NÃO FICA A MINHA REVOLTA!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário