Acesse aqui:

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cloud Atlas - A Viagem


Esse é o novo filme dos irmãos Andy e Lana Wachowski (pra quem não sabe Larry agora é Lana) criadores da trilogia Matrix e que desde 2008 quando fizeram Speed Racer andavam meio que sumidos mas só que trabalhando nos bastidores em busca de financiamento para esse filme que custou algo em torno de 100 milhões de dólares e até agora nos EUA arrecadou cerca de 27 milhões o que o torna um verdadeiro fracasso de público, aqui no Brasil a estreia será no próximo dia 11 e do jeito que conheço o público daqui, será outro fracasso de público, mas o que leva um filme que custou tanto e que tem no elenco gente do calibre de Tom Hanks, Halle Barry e Susan Sarandon entre outros a ser considerado pela revista nova-iorquina The Village Voice como o pior filme de 2012?
Na minha humilde opinião pois criei este blog para expor apenas isso, não sou nenhum cineasta ou um crítico metido a entendedor tipo o José Wilker na entrega do Oscar na Globo, mas vários fatores contribuem para o fracasso comercial do filme, começando pela duração do filme e passando pelo roteiro que deixa o espectador meio confuso.
Hugo Weaving irreconhecível várias vezes durante o filme.
Cinema foi feito para divertir, emocionar, ficar bravo (sim, isso também) mas entediar não! Eu estava com uma expectativa muito grande para vê esse filme porque é dos Wachowski os criadores de Matrix (certo que Reloaded e Revolutions não são lá essas coisas) tem o Hanks que é um ator de primeiro escalão do cinema, ficção e tudo mais, só que passei 3 horas vendo um filme que em duas partes me diverti e só. Quando o Hanks como um escritor que foi duramente criticado joga de cima de uma cobertura do prédio seu crítico e outra vez na bem engraçada fuga dos velhinhos de uma casa de repouso onde são mau-tratados, agora o restante do filme ficamos numa inda e vinda sem freio contando a estória dos personagens em diferentes épocas da humanidade, desde o período da escravidão até um futuro pós-apocalíptico depois de uma "guerra" em 2144 em Neo Seul, o trabalho de maquiagem e efeitos com era de esperar é muito bem feito chegando as vezes a confundir e até mesmo a não reconhecermos certos atores. Certo que filmes que confundem a cabeça do espectador é sempre bem vindo e ainda mais quando chegamos a conclusão do que estávamos vendo, mas aqui a coisa só complica mesmo, citações filosóficas são vistas, lições de moral e respeito ao próximo, amor, luta pela sobrevivência e um toque claro de temas religiosos e vida pós-morte e reencarnação.
O visual futurista é muito bem feito, assim como a edição do filme e Hanks como o escritor Dermont Hoggins está perfeito e se esse personagem durasse mais em cena talvez as coisas seriam menos ruim, tirando isso o filme não empolga e vemos as vezes uma coisa ligando a outra e as vezes nem isso o que torna as coisas um pouco sem sentido.
O que o filme mostra é isso vidas de várias pessoas em épocas diferentes, mas como aqui o assunto é diversão, pois tratamos de cinema, a coisa não funciona. Um filme de mais de 2 horas já é complicado para alguns digerirem imagine 3 horas e como se diz por aí "só conversa"?
Mas como escrevi no começo é apenas minha opinião, no IMDB o filme tem nota 8,0, Érico Borgo (esse eu considero) do Ometete deu excelente, no site Interfilme a nota ficou em 3.6 de no máximo 5 e por onde vi a falatória anda grande, muita gente já viu o filme pela internet pois ele estreou nos EUA em outubro.
O ano só começa e já vejo um na minha próxima lista dos piores de 2013, muitos dizem que esse é um filme pra ser visto e revisto, deve ser mais por causa da complicação que ficam as coisas no desenrolar do filme (se é que desenrola), mas cinema não é isso, se é pra fazer uma coisa que só faz enrolação então muda de rumo na carreira profissional, o que aparenta ser é que resolveram fazer tudo de uma só vez e deu no que deu. Vou vê muita coisa durante o ano, mas pra tirar esse da minha lista dos piores será difícil. 
Vejam o trailer: 





EU SOU BERGUINHO E AQUI FICA MINHA REVOLTA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário